turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

 Bento Gonçalves RS. Serra Gaúcha.  

 

   Capital Brasileira da Uva e do Vinho

  Venha Colecionar Bons Momentos!

 

 

 

 

   Aguarde... carregamento do Vídeo

 

 

 

Reconhecida como a capital brasileira do vinho e o segundo maior pólo moveleiro do país.

 

Faz parte dos Caminhos de Pedra, que  resgatam a herança cultural recebida dos imigrantes italianos, constituindo-se num museu vivo, onde os descendestes desses imigrantes recebem o visitante e lhe mostram a autenticidade e originalidade da sua cultura, gastronomia e arquitetura.


O 'Vale do Rio das Antas', com extrema beleza cercado por uma paisagem exuberante. 


Integra: 'Vale dos Vinhedos' -  que representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos.


Integra: 'Vinhos de Montanha'  -  Num dos mais belos locais da Serra Gaúcha, no distrito de Pinto Bandeira.


Também há a opção de passeios de Maria Fumaça.

 

Se você busca experiências turísticas diferenciadas, novas vivências aliadas ao conforto de bons hotéis e pousadas, uma deliciosa culinária, inúmeros roteiros e rotas turísticas para todas as idades e durante todos os dias do ano, Bento Gonçalves é seu destino.

Localizado na Serra Gaúcha, a 115 km de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Bento, como o município é carinhosamente conhecido, possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano - IDH do Rio Grande do Sul, o que enfatiza a qualidade de vida usufruída pela sua população e, consequentemente, pelo turista que aqui busca aconchego e lazer, numa das mais importantes regiões turísticas do Brasil.

Em sua história Bento coleciona alguns importantes títulos. É o berço da vitivinicultura do Brasil, sendo hoje reconhecido como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho e é a primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência e também a Denominação de Origem pelo Vale dos Vinhedos. Além disso, é o maior pólo moveleiro do país e um dos 65 Destinos Indutores do Turismo no Brasil.

Bento Gonçalves possui o maior e mais equipado Centro de Eventos do Rio Grande do Sul, com uma área territorial de 322.566 m2, área coberta e totalmente climatizada de 58.000 m2 e heliponto. No Centro de Eventos são realizados importantes eventos nacionais e internacionais, tais como a Fenavinho Brasil, Movelsul, Fimma, Casa Brasil,Fiema, ExpoBento,entre outras.

Muitos caminhos levam a Bento.

 

Com uma malha rodoviária que proporciona conforto e segurança e dois aeroportos localizados nas proximidades, Bento é um destino de fácil escolha.

O prazer da boa culinária e o conforto do acolhimento, a hospitalidade e a cultura se expressam de diversas formas. Em Bento, usufrua da cultura gastronômica carregada do carinho dos imigrantes que trouxeram seu saber e o aprimoraram com o uso adequado dos ingredientes desta nova terra. Aproveite a hospitalidade expressa pelos 2.794 leitos (SHRBS - 2013) nos hotéis e pousadas que acolhem em diferentes estruturas, proporcionando experiências memoráveis, seja num tratamento do corpo e da alma com a utilização de ricas substâncias extraídas da uva, ou comendo o pinhão na chapa de uma aconchegante pousada, ou ainda degustando um bom vinho próximo a uma lareira.

Rotas Turísticas – Muitas opções de lazer o aguardam!

Vale dos Vinhedos: Primeiro e mais importante destino enoturístico do Brasil, proporciona ao visitante a contemplação da paisagem vitivinícola, bela nas quatro estações. Visite excelentes estruturas vinícolas, aprecie a cultura da imigração italiana, deguste a culinária diferenciada e, se desejar, hospede-se em meio a um cenário único, sentindo o aroma das uvas no verão e contemplando suas brumas do inverno.

Caminhos de Pedra: Um dos mais importantes roteiros de turismo cultura no meio rural, expressando a história da imigração italiana através da interatividade com o visitante. Contemple as atividades práticas desenvolvidas nas diversas propriedades, tais como a moagem da erva mate, a erva usada para fazer o chimarrão, a elaboração de produtos diferenciados à base de leite de ovelha, o ofício da tecelagem e a elaboração de massas. Aproveite para degustar a culinária em diferenciados restaurantes localizados em casas de pedras. A história viva da imigração italiana está aqui.

Cantinas Históricas: Um dos mais tradicionais distritos na elaboração de uvas de cepas diferenciadas. Percorra estradas de relevo acidentado, que proporcionam um contato único com a natureza do Vale Aurora e deguste bons vinhos, harmonizados com a culinária de inspiração italiana.

Vale do Rio das Antas: Em plena Serra Gaúcha, na Capital Brasileira do Vinho, deslumbre-se com a paisagem tropical de um Vale que se funde com o Rio das Antas, parcialmente encoberto por parreiras e bananeiras. No local, convivem harmoniosamente o vinho e a cachaça, a massa e a rapadura, o vale e a serra. Opções de hospedagem, visitas a grandes ou pequenas vinícolas, trilhas e produtos coloniais esperam por você.

Encantos de Eulália: A rota rural Encantos de Eulália foi organizada em 2013 com o objetivo de receber visitantes, oferecendo um passeio de puro charme e encanto, composto por belas paisagens e uma variedade de atrativos como degustar um bom vinho, saborear uma comida típica italiana e encantar-se pela aventura.

 


Seja como destino de negócios ou de lazer, as opções são bem diversificadas. Consulte o Calendário de Eventos para informações sobre o que está acontecendo atualmente em Bento. A cidade também possui vários Centros de Informações Turísticas - CAT em pontos estratégicos.



Fonte:Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves