turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

Canela RS. Serra Gaúcha.    

 

Carregamento de Vídeo, aguarde. Clique para iniciar


Tranquilidade e muitas opções de lazer e descanso. Belos parques e atrativos turísticos, que usam como cenário belezas naturais, matas nativas, ar puro, o cantar dos pássaros e belas estruturas construídas para bem receber, proporcionando momentos de paz, diversão e lazer.

Gastronomia que contempla várias culturas, com atendimento de excelência e deliciosos sabores cuidadosamente temperados. O tradicional churrasco, o romântico fondue e o doce chocolate caseiro são especialidades que agradam. Hotéis e pousadas cheios de aconchego, muito conforto e atendimento diferenciado.

Eventos culturais e de lazer para todas as idades, durante o ano todo. Comércio variado com malhas, artesanato, couro e grifes. Belezas naturais sempre bem cuidadas e preservadas chamam a atenção de seus visitantes.

Parques cheios de mata nativa, quedas dágua de 131 metros, trilhas, morros e vales com vistas inesquecíveis. Tudo isso é um convite para os casais românticos, para as famílias que buscam lazer ao ar livre e também para os adeptos de turismo aventura. Além disso, empreendimentos que buscam oferecer sempre novidades com muita segurança para seu público
.

 

Geografia


Canela localiza-se na micro-região 309 (RS), nos degraus da encosta infeior nordeste e na extremidade sul da Serra Geral. O município é dividio pelo Rio Caí (Santa Cruz), abrangendo as nascentes do Rio Paranhana (Santa Maria).

 

Fonte: http://www.canela.rs.gov.br/index.php/turista

 

ROTEIROS E ATRATIVOS

 

Parque Terra Mágica Florybal

Os visitantes são recebidos pelo Gigante Semeador que carrega o Mundo Florybal no ombro no intuito de protegê-lo, de evidenciá-lo e de oferecê-lo aos que entrarem nesse universo de magia. Na mão esquerda está a semente do bem, semente do cacau que nos remete ao chocolate, e que simbolicamente está sendo jogada à terra para que cada um dos visitantes colha sempre muita alegria, paz e diversão. 

O primeiro Parque temático da região com mais de 1.000 esculturas e inscríveis dinossauros animatrônicos. O parque conta com cinema 7D, vôo do pterodáctilo, território dos dinossauros e Mina do chocolate. 

Em cada trilha surgem fascinantes caminhos repletos de surpresas como o espaço dos primatas, a Aldeia dos Índios, os felinos que se movimentam e emitem sons, os mamutes... os duendes, os feiticeiros, o Santuário...e trilhas. Tudo isso com som ambiente, com barulho das águas das cascatas sustentáveis e com aromas invadindo os ambientes.

Nesse caminho de deslumbramento também tem brinquedos, áreas de alimentação, loja da Florybal Chocolates e um teatro infantil com peça voltada à conscientização ambiental, produzida e executada por atores locais.

 

Parque do Caracol

Quem já visitou a Serra Gaúcha reconhece a satisfação que é descansar, passear e deliciar-se com os prazeres oferecidos. As belezas de Canela, hoje são conhecidas em todo o país. A natureza e seus pontos de atração são responsáveis pelo crescimento da cidade, que recebe anualmente mais de 2.500.000 visitantes.. O símbolo natural maior da cidade é a Cascata do Caracol, um de seus cartões postais, situado a sete quilômetros do centro. Formado pelo arroio do mesmo nome, o Parque do Caracol possui 25 hectares de área.

Os visitantes já na entrada do parque sentem o ar puro proporcionado pela vegetação fechada que só é repartida pelas trilhas ecológicas. O Parque do Caracol é de fácil visitação, placas indicativas estão por todos os lados dando a oportunidade das pessoas escolherem o melhor trajeto e o local que quer visitar. O ponto de maior curiosidade, a cascata normalmente é a primeira parada. Com uma ótima estrutura com mirante cercado, todos têm plena segurança para apreciar a baleza da queda d’água, fotografar, filmar ou somente observar. A vista da Cascata pode ser apreciada ainda por alguns metros por uma trilha, também cercada para quem quer uma lembrança do local de ângulo diferente.

          Após passar pelo play groud, chega-se a outro atrativo, a Escadaria de 927 degraus que conduz à base das Cascata. Além disso, o visitante encontra no Parque do Caracol um excelente restaurante, artesanato local, com opções de malhas, chocolates, estampas, postais, arte em madeira e muito mais.
 
Escadaria: Com 927 degraus, o desafio em descer e subir é gratificante.  Em meio a vegetação, bancos estão localizados estrategicamente para um pequeno descanso. Ao chegar ao seu final, a surpresa: a visão única da cascata para cima com direito a muitos pingos d’água.

 


 

Parque das Sequóias O Parque das Sequóias é uma coleção de árvores da família das coníferas (árvores com frutos em forma de cone), trazidas de todos os continentes para serem observadas, a fim de substituírem os pinheiros da região, explorados pelas madeireiras, e que possuem um crescimento muito lento. Seu idealizador, Curt Mentz, com a ajuda da família, montou o parque que hoje é mantido pelo seu filhoe pelo seu neto. 
O Parque das Sequóias é um parque ecológico e possui uma área de 10 hectares de mata exótica, dentro de uma área maior (230 hectares) pertencente à família Mentz onde se tem como alternativa a prática de roteiros de turismo ecológico e de aventura. 
Considerada uma das maiores coleções de coníferas do mundo, o Parque das Sequóias possui árvores importantes no contesto cultural, destacando-se entre elas, as Sequóias, que são as árvores mais altas do mundo quando atingem o ápice de sua vida. Tais árvores podem chegar aos 3000 anos de vida, 120 metros de altura e de 12 a 15 metros de diâmetro. No parque, as maiores com aproximadamente 60 anos chegam a atingir mais de 35 metros de altura e 1,5 m de diâmetro.
Destacam-se ainda as Metasequóias, árvores extintas até a década de 40 e que ressurgiram após a descoberta de sementes congeladas junto aos mamutes nas geleiras da China e que após nova germinação em laboratório foram levadas ao Jardim Botânico de Londres e de lá trazidas por um cônsul inglês que presenteou o Sr. Curt Mentz. Também se encontra neste parque a Ginkgo biloba, a espécie de árvore mais antiga ainda em vida sobre o planeta, com mais de 150 milhões de anos, sendo contemporânea dos dinossauros.
Além das exóticas já citadas, o Parque das Sequóias possui uma imensa variedade de árvores nativas como os xaxins e a erva-mate utilizada para o tradicional chimarrão.

 

 

Ecoparque Sperry No Ecoparque Sperry, nova tendência em alimentação, o comfort food, consciência verde, personalidade e bom coração. 
Tudo isso e ainda se surpreender com os encantos que a natureza reserva ao final de cada trilha, sem contar com a receptividade e o carisma dos anfitriões. 
Localizado no coração do Vale do Quilombo, na Serra Gaúcha, há apenas 8km do centro de Gramado e a 10 de Canela, o Ecoparque Sperry é um sonho familiar tornado realidade, dedicado a atividades de preservação ambiental e a interpretação das coisas da natureza. 


Parque da Ferradura No Vale da Ferradura, a convivência harmônica com a natureza é um espetáculo à parte. Curta o vento, o sol, as belas vistas, um banho de cachoeira, os animais! 
Aqui você encontra animais como quati, macaco-prego, bugio-ruivo, serelepe, cutia, gambá, mão-pelada, veado-mateiro, graxaim e muitos roedores. E também grande variedade de aves de extrema beleza e raridade.
O parque Vale da Ferradura está localizado ao norte do município de Canela RS, na região correspondente às coordenadas 29°16' S - 50°50' W, compreendendo um total de aproximadamente 200 ha, com altitudes que variam de 400 m a 750 m. 

 

Castelinho Caracol A caminho do Parque do Caracol encontra-se uma das primeiras residências de Canela, construída entre 1913 e 1915, com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos, conhecida como Castelinho Caracol. 
O local abriga um museu com móveis e utensílios deixados pela família Franzen, que conduzem a uma verdadeira viagem ao passado. Funciona também como casa de chá, onde pode-se apreciar o melhor "Apfelstrudel" da Serra Gaúcha!

Catedral de Pedra Situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul.A Igreja tem 65 metros de altura e um carrilhão de doze sinos de bronze, instalado em 1972. 

Casa do Artesão Antigo prédio da Estação Rodoviária de Canela, hoje abriga a Casa do Artesão e a Central de Informações. Na Casa do Artesão pode-se apreciar o mais variado artesanato típico de Canela: bonecos, crochê, tecelagem, trabalhos manuais entre outros.

 

Ecoturismo a cavalo Passeios por vistas espetaculares de mata nativa, flora e fauna silvestre com parada no mirante do Vale do quilombo. Cavalos de raça crioula, dóceis, encilhados ocm selas confortáveis, acompnhados de guias expeirentes. Trilha do Quilombo: 1h30min  Trilha o Xaxim: 45min.

 

Ecoturismo a cavalo Passeios por vistas espetaculares de mata nativa, flora e fauna silvestre com parada no mirante do Vale do quilombo. Cavalos de raça crioula, dóceis, encilhados ocm selas confortáveis, acompnhados de guias expeirentes. Trilha do Quilombo: 1h30min  Trilha o Xaxim: 45min.

 

Fonte: http://www.canelaturismo.com.br/roteiros-e-atrativos