turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

 
   Araranguá. Litoral Sul de Santa Catarina SC

 

    Assist Vídeo.  Aguarde... carregamento.

Vídeo de Morro dos Conventos >>>           

 

Uma das cidades mais prósperas do Estado, marcada por um verão quente e movimentado, Araranguá tem belas praias e um dos mais belos cenários da costa atlântica.

 

Turismo - O Morro dos Conventos é o cartão-postal de Araranguá, mas a cidade – caracterizada pelo verão quente e movimentado, com belas praias e alguns dos mais belos cenários de toda a costa atlântica – tem muitos outros atrativos. Muitos deles estão no Rio Araranguá, ideal para esportes aquáticos, belos balneários e uma das melhores estruturas de camping do Brasil.

 

Natureza - Visite o balneário Morro dos Conventos, um paredão rochoso que, do alto-mar, lembra as formas de um convento e de onde se descortina um cenário de beleza ímpar. O Rio Araranguá, com suas águas ora verde, ora azuis, serpenteia por entre planícies e bosques de árvores nativas; as furnas, formações calcárias em forma de grutas, no Morro dos Conventos; o balneárioArroio do Silva, no balneário do Edel, a 12km de Araranguá; a barra do Rio Araranguá, onde a terra, o mar e o rio unem-se em perfeita harmonia e onde a pesca acontece com o auxílio dos golfinhos, com cenas inesquecíveis; a Lagoa Azul, ou Arroio Silva, ou Lagoa da Serra, que tem 09km2 de águas mornas e azuis. Nesse local é possível encontrar lebres, quero-queros, marrecos, garças e inúmeras variedades de peixes. Vale também ir à Lagoa Dourado, a 07km do centro da cidade, ideal para a prática de esportes náuticos, e à Lagoa do Cortado, a 17km do centro, com seu meio ambiente totalmente preservado.

 

Araranguá Araranguá

Tradições e cultura - A cidade tem mais de um século de existência. Além das construções antigas, Araranguá preserva suas tradições e sua História em diversas festas e na gastronomia. Visite o balneário de Ilhas, a mais antiga colônia de pescadores da foz do Rio Araranguá e que deu origem ao município; a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, no centro da cidade, principal monumento religioso do município, e o farol, que fica no balneário Morro dos Conventos, com uma deslumbrante vista panorâmica das dunas e da foz do Rio Araranguá.

 

Eventos - O Quilômetro de Arrancada de Caminhões, uma corrida de caminhões na areia que acontece no balneário Arroio do Silva, no mês de fevereiro; a Festa de Nossa Senhora dos Homens, no mês de maio, o Agostocultural e o Natal-Verão.

 

 

Infra-estrutura turística - Araranguá tem infra-estrutura capaz de receber milhares de turistas na temporada de verão.

 

Destaque - Todos os anos, no mês de fevereiro, a cidade assume ares de metrópole com a etapa de corrida de caminhões que acontece no balneário Arroio do Silva. O famoso Quilômetro de Arrancada de Caminhões, na areia, tornou-se a glória dos motoristas velozes e a alegria da festa que cresce a cada ano.

 

Principais atividades econômicas - A cidade destaca-se em vários setores: indústria, comércio, agropecuária e prestação de serviços. No verão, predomina o turismo.

População - 55.000 habitantes.

Colonização - Açoriana e italiana.

Principais etnias - Italiana.

Localização - Extremo sul de Santa Catarina, a 210km de Florianópolis e 31km de Criciúma.

Área - 298,4km2.

Clima - Mesotérmico úmido, com verões quentes e temperatura média de 20ºC.

Altitude - 13m acima do nível do mar.

Cidades próximas - Criciúma, Içara, Balneário Arroio do Silva, Forquilhinha.

 

Fonte: http://www.sc.gov.br/