turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato
 

 Praia da Galheta. Litoral Leste de Florianópolis SC.

  Carregamento de Vídeo, aguarde. Clique para iniciar


Formada por uma extensa faixa de areia fina,  águas cristalinas, calmas, rasas e moderadas,  tendo uma faixa de 950 metros de praia, com areias brancas,  pedras e  montanhas  de vegetação rasteira. Mesmo estando localizada entre duas das praias mais movimentadas da Ilha de Santa Catarina - Barra da Lagoa e Mole, a praia da Galheta é semideserta, com acesso por uma trilha de 300 metros, em meio a arbustos e formações rochosas, a partir da costa norte da Praia Mole, tendo início na Ponta do Meio, e termina na Ponta do Caçador, ficando a Ponta da Calheta mais ao norte.

Própria para o nudismo, totalmente virgem, sem infra-estrutura de bares e restaurantes a Galheta é ideal para quem curte a natureza em toda a sua extensão.

Com o mar com boas ondas para surfar, também possui vertentes d'água que propiciam duchas refrescantes e revitalizadoras, fazendo parte da área do Parque Municipal da Calheta e o território do Distrito da Lagoa da Conceição, sendo área de preservação permanente.


Protegida por um morro que a mantém isolada, a Galheta, desde a década de setenta, é frequentada por naturistas, embora a prática do nudismo nunca tenha sido obrigatória.

Fica a 15 quilômetros do Centro da cidade (mais 15 minutos de caminhada a partir da praia Mole).

 Naturismo / NudismoPraia da Galheta

O Naturismo, prática antiga nesta praia, é defendido pela Associação Amigos da Galheta - AGAL, entidade sem fins lucrativos que luta pela sua oficialização e preservação integral do Parque.

O movimento caracteriza-se pela aceitação total do corpo como bom, sem nada de errado ou vergonhoso, admitindo consequentemente a nudez em espaços apropriados, num contexto social de respeito mútuo. O compromisso com a preservação da natureza também faz parte do movimento, que acredita ser perfeitamente coerente com esta visão e estilo de vida

Os naturistas têm se destacado ao longo dos anos como guardiões do Parque, recolhendo lixo, lutando não só contra ocupações indevidas e a depredação da fauna, da flora e do solo, mas também recuperando a vegetação com plantio de árvores.

 

Imagens vídeo: marlongaspar  (youtube)
Foto praia: http://portal.pmf.sc.gov.br                                                                      r