turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato


 Jaguaruna. Litoral Sul de Santa Catarina SC.


     Assista vídeo.  Aguarde... carregamento.

Palco de esportes radicais como surfe de areia, as dunas de Jaguaruna movem-se ao sabor dos ventos.

 

Turismo - A cada verão, 150.000 pessoas visitam Jaguaruna, à procura das praias, dunas, lagoas, sítios arqueológicos e do centro urbano típico de uma cidade do Interior. Vale visitar o Chuveirão, uma roda-d'água construída na década de 1950 para gerar energia elétrica, e as praias de Arroio Corrente, Camacho e Dunas do Sul. Também merecem ser visitadas as praias de Campo Bom, Nova Camboriú, Copa 70, Janaína, Torneiro, Esplanada e Figueirinha, algumas ainda não exploradas pelos turistas. As lagoas de Garopaba, Figueirinha, da Encantada, do Campo Bom, Preta, de Jaguaruna e do Delfino, todas indicadas para o banho e para a pesca, completam o roteiro de opções aquáticas da cidade.

 

Patrimônio Histórico - Além de muitos atrativos turísticos, Jaguaruna possui também riquezas culturais e históricas. São mais de 30 sítios arqueológicos, incluindo o de Garopaba do Sul, considerado o maior sambaqui do mundo em extensão. O sítio arqueológico tem uma área de 101.000m2, o equivalente a 10ha. Visite também a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Conheça o Museu de Jaguaruna, o Bosque, a Estação Ferroviária (passeios turísticos ferroviários são realizados uma vez por mês), as ruínas da Casa da Nação, a Barra do Camacho, de onde se pode ver até o Farol de Santa Marta, em Laguna.

Jaguaruna


Infra-estrutura turística - Além de ter boa infra-estrutura turística nas praias, Jaguaruna também oferece turismo rural, com trilhas ecológicas, banho em lagoas, campings, pousadas e bons restaurantes. As praias possuem hotéis, áreas de acampamento e infra-estrutura adequada para receber os turistas.

 

Destaque - Visite o sítio arqueológico Garopaba do Sul, que tem uma área de 101.000m2, o equivalente a 10ha, medindo cerca de 25 metros de profundidade. É considerado o maior sambaqui do mundo.

 

Jaguaruna Como Chegar - Jaguaruna está a 4km da BR-101, no litoral sul de Santa Catarina, pela SC-442 - entrada fica 23km ao sul de Tubarão.

 

Principais atividades econômicas - Agricultura, com ênfase no plantio de arroz e de mandioca, além de pesca, turismo e pecuária.

População - 14.000 moradores fixos e cerca de 150.000 habitantes no verão.

Colonização - Açoriana.

Principais etnias - Açoriana.

Localização - Litoral sul, a 165km de Florianópolis.

Área - 327,6km2.

Clima - Subtropical, com temperatura média de 20ºC.

Altitude - 12m acima do nível do mar.

Cidades próximas - Capivari de Baixo, Sangão, Tubarão, Criciúma

 

    Fonte: http://www.sc.gov.br/