turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

 
   Praia de Navegantes. Litoral Norte de Santa Catarina SC.



Voltada para o mar, a cidade de Navegantes é sede de uma das maiores festas do Estado: a de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos pescadores do sul do Brasil.

Turismo - Navegantes tem praias atraentes, como a do Gravatá, de grande beleza natural, procurada principalmente por idosos e onde existe uma colônia alemã, e as do Centro e Meia Praia, que na verdade é uma praia só com dois nomes, concentrando quiosques e restaurantes à beira-mar. Além disso, seguindo os costumes e tradições dos antepassados açorianos, vários grupos folclóricos mantêm vivos costumes como o do Boi-de-Mamão, o Pau-de-Fita, a Quadrilha e o Terno de Reis. A cidade também é sede de campeonatos de surf, na praia do Molhe. O vôlei marca presença nas areias e, no céu, vale conferir o desempenho dos praticantes de vôo com parapente e asa-delta. Mas é a Festa da Padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes, que mais atrai turistas para a cidade. Todos os anos, dezenas de embarcações, com decoração de gala, participam de uma fascinante procissão fluvial pelo Rio Itajaí-Açu, que termina no Santuário de Nossa Senhora de Navegantes.

 

Infra-estrutura turística - Vizinha a Itajaí, a cidade de Navegantes oferece uma boa infra-estrutura turística, com muitas casas de veraneio, pousadas e outras formas alternativas de hospedagem. Também há bons restaurantes, especializados em frutos-do-mar.

Destaque - Conheça as praias de Navegantes. A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em 02 de fevereiro, é o maior evento da cidade, sendo também uma tradição do Estado. O Carnaval também leva muita gente a Navegantes.



Como Chegar - O acesso pelo sul e pelo norte é a BR-101, que é ligada a Navegantes pela SC-470. Outro acesso é via Itajaí, de ferry-boat. Navegantes possui o segundo maior aeroporto do Estado, que serve a todo o norte catarinense. A cidade está na Latitude 26°52'48", Longitude 48°39'00".

   

Principais atividades econômicas - Destaque para as várias indústrias de pescado. Navegantes é o terceiro maior centro pesqueiro da América Latina, o primeiro do País e sedia a maior empresa brasileira de pescado, a FEMEPE. O município conta com 40 estaleiros grandes e pequenos e já foi o segundo maior parque de construção naval do Brasil.

 

 

População - 40.000 habitantes.
Colonização - Açoriana.
Principais etnias - Açoriana.
Localização - Vale do Itajaí, a 92km de Florianópolis.
Área - 97km2.
Clima - O clima predominante é o temperado, com estações bem definidas. A temperatura média é de 20ºC.
Altitude - 02m acima do nível do mar.
Cidades próximas - Itajaí, Balneário Camboriú, Penha, Itapema.

 


  Fonte: http://www.sc.gov.br