turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato


  Palhoça. Litoral Norte de Santa Catarina SC.

     Carregamento de Vídeo, aguarde. Clique para iniciar
As praias: da Pinheirae do Sonho, a Guarda do Embaú, a Enseada do Brito e o Parque da Serra do Tabuleiro são apenas alguns dos atrativos dessa tímida e bela cidade, miscelânea de costumes, festas e etnias.  

 

Turismo - Em Palhoça, o que mais atrai os turistas são as belezas naturais, principalmente as praias, todas com peculiaridades únicas e livres de poluição. Algumas são alvo de curiosas lendas, outras são paraíso dos surfistas... A mais famosa, a praia de Pedras Altas, é um verdadeiro santuário ecológico, escolhida como sede da Federação Brasileira de Naturismo.

 

 

Praias - A Praia daGuarda do Embaú é a mais bonita da cidade e a Praia de Baixo, a que tem melhor infra-estrutura, mas vale a pena conhecer também a Praia de Pedras Altas, situada no Parque Florestal da Serra do Tabuleiro e reservada para o nudismo; a Prainha; a Praia do Pontal, a Praia de Fora aPraia do Cedro; a Praia de Fora;  e a Praia de Cima.


Palhoça

Natureza - O Parque Florestal da Serra do Tabuleiro é parte do território do município e tem grande riqueza de fauna e flora. Dentro do parque há um zoológico com espécimes raros e uma exposição da flora da região. No parque fica o Morro da mbirela, com 970 m de altitude, além de várias belíssimas cachoeiras. Vale visitar também a Ponta dos Papagaios e a Ilha do Papagaio, localizada entre as praias da Pinheira e do Sonho, e o Parque Ecológico Municipal dos Manguezais. Se você é aventureiro, faça a trilha ecológica até o topo do Morro da Pedra Branca, com 500m de altitude – a vista é belíssima.

Cultura e Eventos - A Enseada do Brito, uma comunidade com mais de 250 anos, foi tombada pelo Patrimônio Histórico por seus casarios coloniais, onde vive uma gente tranqüila e hospitaleira. Ali foi construída, em 1742, a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, como parte do sistema de segurança da Grande Florianópolis.

Festas - A cidade promove diversos eventos nas praias durante o verão, mas no restante do ano também acontecem festas em Palhoça. Destaque para a Festa dos Navegantes, em fevereiro; a Festa do Senhor Bom Jesus de Nazaré e a Festa do Divino Espírito Santo, em junho.

Infra-estrutura Turística - A melhor infra-estrutura hoteleira, turística, gastronômica e de serviços é encontrada nas praias. Por estar próxima ao oceano e ligar-se à pesca, Palhoça tem sua gastronomia típica baseada em frutos-do-mar.

 

Destaque - Não deixe de curtir a Praia da Guarda da Embaú, os passeios de barco até as ilhas e fortalezas, o montanhismo nos Morros do Cambirela e Pedra Branca.

Como Chegar - Palhoça está às margens da BR-101, na região da Grande Florianópolis.

 

População - 102.000 habitantes.

Colonização - Açoriana.
Principais etnias - Açoriana, italiana, alemã e africana.
Localização - Litoral, na Grande Florianópolis.
Área - 361km2.
Clima - Temperado, com temperaturas médias entre 18ºC e 27ºC.
Altitude - 03m acima do nível do mar.
Cidades próximas - Florianópolis, Tijucas, Antônio Carlos, São José, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Rancho Queimado, Angelina.

  

 

  Fonte: http://www.sc.gov.br