turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

 


 
Vacaria - RS.

 

 Desbrave os pontos turísticos de Vacaria.

Aguarde... carregamento do Vídeo

Catedral Nossa Senhora da Oliveira: Com estilo medieval, denominado de estilo neogótico, explicado pelos elementos de composição e fachada do templo, com suas torres pontiagudas, porta principal e demais aberturas com arcos ogivais. Projetada em 1912 por Jean Louis Bernaz (Frei Efrem de Bellevaux), apresenta a curiosidade de ter sido executada em alvenaria de pedra basalto, também chamada de pedra moura.

Foi construída com semelhanças a Catedral de Notre Dame de Paris. Localizada na rua Borges de Medeiros, no centro da cidade, em frente a  praça principal, a Catedral de Nossa Senhora da Oliveira, é um dos mais belos templos religiosos do Estado.

 

Santuário Nossa Senhora da Oliveira: Inaugurado em 2003, foi construído sobre o exato local onde se acredita ter encontrado a imagem de Nossa Senhora da Oliveira e iniciada toda história do município, representando a fé do povo de Vacaria.

 

Velha Bica de Pedra: Ponto de referência, a Bica Municipal de Vacaria é um local preservado e respeitado pela população. Diz a lenda que quem tomar a água da bica vai sempre retornar ao município.

 

Monumento ao Ginete: Obra concebida para homenagear a maior festa tradicionalista do Sul do Brasil o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. Está localizado no entroncamento da BR-116 com a BR-285.

 

Parque de Rodeios Nicanor Kramer da Luz: O parque sedia o maior evento tradicionalista da América Latina, o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. Um mundo a parte, sedia a convivência do homem com a natureza.

 

Morro Agudo: Local de excelente visão dos Campos de Cima da Serra utilizado por tropeiros e índios na identificação de transeuntes da região.

 

Museu Municipal: O Museu Municipal apresenta mais de 600 pessoas que representam a cultura, a tradição da região. A pedra que se destaca pelo marco com a inscrição S.J. 1692, que supostamente foi deixad pelos jesuítas espanhóis, quando de sua passagem por aqui. O horário de atendimento do Museu Municipal é das 9h as 11h30min e das 13h30min às 18h. Está localizado na rua Presidente Kennedy, nº 2020 Bairro Vitória.

 

Fazenda do Socorro: O lugar é referência turística na região. Possui uma linda capela da padroeira Nossa Senhora do Socorro e é cercada por um conjunto com formosos jardins. Devido a isso, o lugar é norte para os apaixonados que sonham com uma cerimônia de casamento ao ar livre, por exemplo.

 

Vale da Capitulina: Áea de preservação permanente, tombada pelo decreto estadual nº 33.127/89, sendo uma das últimas reservas florestais ainda intactas, onde estima-se existirem 30 mil pinheiros de araucária, além de xaxins multisseculares contendo córregos de águas límpidas e cristalinas. No local também existem duas lindas quedas d'água com 9 e 12m, respectivamente.

 

Fazenda da Estrela: A Fazenda da Estrela foi a mais afamada dos Campos de Cima da Serra, durante a revolução de 1893 e 1923, pelo movimento de tropas, pois o seu proprietário era o presidente do partido libertador.  Para quem gosta de história, um prato cheio!

 

Campo das Araucárias: A área de Lazer Parque das Araucárias possui acampamento, açudes com trampolim, pesca e passeios a cavalo.

 

Parque das Cachoeiras: Localizado a 24 Km da sede do município, o Parque conta com diversas quedas d’água, infraestrutura, trilhas, além de acomodações em cabanas rústicas e trabalha com Eco-turismo.

 

Recanto dos Peixes: O recanto dos peixes está localizado a menos de cinco minutos de Vacaria e destaca-se pela beleza de sua paisagem e pela qualidade de seus serviços. Composto por quatro lagos com aproximadamente 15.000 m² de espelho d’água e 1,5 Km de margem, possibilitando também a pesca em todo contorno.

A área de pesqueiro é gramada e arborizada. Possui amplo estacionamento, churrasqueira ao ar livre em meio a arvoredos, lanchonete com visão do pesqueiro e com aperitivos que agradam a qualquer paladar. Passeios a cavalo, pedalinho, playground, quiosques e toaletes. Reúna a família e os amigos para um final de semana junto à natureza.

 

Vale do Rio Pelotas: Vacaria é conhecida como a “Porteira do Rio Grande”. O Rio Pelotas faz a divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O lugar impressiona pelo verde que apresenta e pelas características da região.

A 40 km da sede do município, pela BR-116, a ligação do Estado com restante do Brasil é feita pela Ponte do Socorro. Desde a abertura da Estrada da Serra, em 1729, o Passo de Santa Vitória tornou-se o maior escoadouro no mercado gaúcho. Junto a este lugar está o monumento da cuia e a bomba.

Fonte: pampahotel.com.br