turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

     Garibaldi RS. Serra Gaúcha.

    Carregamento de Vídeo, aguarde. Clique para iniciar

Privilegiada em belezas naturais, localiza-se na chamada Parte Superior da Encosta da Serra) do Rio Grande do Sul.


É muito conhecida como a Capital do Champanha Brasileiro, pois lá estão sediadas várias empresas especialistas na produção desses vinhos, que têm se tornado grande expressão dos melhores vinhos do Brasil.

Estrada do Sabor -  O vigor da colonização italiana sempre rendeu os melhores aromas, sabores, as melhores histórias.

Garibaldi (cidade localizada a 105 quilômetros de Porto Alegre a 640 metros de altitude) é um município com características peculiares. Colonizado por imigrantes italianos, teve forte influência da cultura francesa, transmitida pelas congregações religiosas de origem francesa, responsáveis pela educação dos habitantes, durante décadas. Além disso, veio a receber o aporte dos sírio-libaneses, no que diz respeito ao comércio. Esses são alguns dos fatores que contribuíram para o Garibaldi de hoje. Um município com diversidade econômica e cultural, rico de história e memória

Como chegar: O acesso a Garibaldi se dá pela RST-470 e pela RST 453. Para chegar até Garibaldi, quem vem de Porto Alegre deve subir a serra utilizando a BR-116, RS-240, RS-122 e a RS-446, que se encontra com a RST-470 em Carlos Barbosa.

A partir de Caxias, deve-se pegar a RST-453; e a partir de Passo Fundo, a RS-324 e a RST 470. A partir de Estrela, deve-se pegar a RST 453.

 

Rota dos Espumantes: Tudo é história e encantamento na Capital do Espumante. E é esta história e a experiência de viver no limite entre a paixão e a razão que vamos encontrar na Rota dos Espumantes. O bouquet do espumante exalado pelas caves e pelos corredores que guardam o mosto da uva nos revigora, fazendo com que os sentidos nos transportem para uma dimensão, senão divina, mágica, como é próprio para apreciar esta bebida.
De 1913, ano em que foi elaborado o primeiro espumante brasileiro, aos dias de hoje, Garibaldi vem construindo a história dos vinhos e espumantes do país.
Nas grandes empresas e nas cantinas familiares, o visitante poderá visitar e conhecer esta história, bem como acompanhar as técnicas de elaboração charmat e champenoise, participar do processo de engarrafamento e aprender a degustar a bebida.
Quando o monge beneditino Don Perignon, na experiência do prazer de sua descoberta exclamou de estar bebendo estrelas, inaugurou o charme na história da arte de degustar. E quando a cidade de Garibaldi inaugurou a Rota dos Espumantes, criou uma forma alegre e sofisticada de contar histórias sobre o finesse das bebidas nobres. Assim, foi composto um roteiro com 20 vinícolas, a mostrar que a relação íntima entre a alta tecnologia na elaboração de espumantes e os ecos culturais dos séculos são eno-compatíveis.

 

Sob coordenação de Prefeitura de Garibaldi, através da Secretaria de Turismo, Sebrae e Atuaserra, seis empresas vinícolas e de bebidas de Garibaldi integraram-se para implementar um roteiro que buscasse explorar o principal produto de Garibaldi: o champanha.

Com a Rota dos Espumantes o turista tem a oportunidade de degustar os mais famosos e deliciosos espumantes brasileiros, além de conhecer o local e o processo de elaboração da bebida, numa cidade que se caracteriza pelo charme de sua arquitetura histórica, beleza da paisagem e simpatia de seu povo.

Na Rota dos Espumantes podem ser apreciados os melhores espumantes elaborados por processos como o charmat e o champenoise, além de conhecer pequenas e grandes vinícolas, antigas ou recém fundadas, empresas familiares, multinacionais e cooperativas. As Vinícolas que fazem parte da Rota são:

• Adolfo Lona

• Chandon

• Cooperativa Vinícola Garibaldi

• Courmayeur

• Peterlongo.

Todas com a mesma preocupação com a qualidade e o carinho na elaboração das mais nobres bebidas. Um passeio pela Rota oferece ao visitante um pouco dos mistérios da produção do champanha aliado à rica história deste povo.

 

 

Fonte: http://www.garibaldi.rs.gov.br/a-cidade/rotas-turisticas

http://www.serragaucha.com/pt/turismo/roteiros/rota-dos-espumantes/

 

.