turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato


    Tubarão. Litoral Sul de Santa Catarina SC.

   Assista vídeo.  Aguarde... carregamento.

Tubarão

Entre a serra e o mar, Tubarão encanta por suas belezas. Dotada de ótima infra-estrutura urbana, seu potencial turístico concentra-se nas águas termais, canalizadas para confortáveis complexos hoteleiros.

Turismo - Tubarão tem uma excelente infra-estrutura urbana e seu potencial turístico concentra-se nas águas termais, canalizadas para confortáveis complexos hoteleiros. Pólo de integração da região, oferece passeios turísticos semanais nas locomotivas Maria-Fumaça pela ferrovia Thereza Christina, ligando as cidades de Imbituba, Laguna, Criciúma e Urussanga. O percurso liga estas cidades às praias, à subida da Serra do Rio do Rastro, aos monumentos históricos e às tradições das etnias que ajudaram a povoar a região. É mantida pela Rede Ferroviária Federal. A ferrovia, situada entre a serra e o mar, às margens do rio Tubarão, tem como um dos seus atrativos as inúmeras pontes. Conheça a Praça Dona Thereza Christina, inaugurada em 1884, por ocasião do Centenário da Ferrovia do mesmo nome, ou faça um passeio de barcaça pelo rio Tubarão, rumo à Laguna. O percurso, de 20km, reproduz o antigo roteiro dos colonizadores.

 

 

Serra do Rio do Rastro

 

 

 

Natureza - A cidade é rica em belezas naturais. Há várias lagoas na cidade, entre elas a da Manteiga, da Garopaba, do Sul, do Camacho, da Gamboa Grande, do Lino e dos Paus. Conheça também as termas de Tubarão. Nas Termas do Rio do Pouso, a alguns minutos do centro da cidade, um hotel-fazenda oferece muitas opções de lazer e de práticas esportivas, além de piscinas de água mineral. Nas Termas da Guarda, entre a Serra do Mar e o Litoral, a água termal jorra à temperatura de 36ºC, canalizada em piscinas e banheiras.

 

 

 

 


Patrimônio Histórico - Visite a Casa da Cidade (centro de cultura e local de permanentes exposições de arte, artesanato, literatura, música, dança, teatro e canto coral), a Catedral Diocesana, a Igreja Matriz São José Operário, o Mausoléu de João Teixeira Nunes, o Monumento a Anita Garibaldi e o Museu Ferroviário - o primeiro do gênero em Santa Catarina. No museu, o turista encontra 23 peças, entre vagões e locomotivas, vindos da França, Japão, Bélgica, Inglaterra, Polônia, Alemanha, Estados Unidos e Tchecoslováquia. O acervo tem ainda relógios, pinturas, ferramentas, telefones, telégrafos, máquinas de escrever, placas, sinos, fotografias e esculturas. Confira também os sambaquis e a cidade universitária.


Infra-estrutura turística - Boa rede hoteleira, gastronômica e turística, principalmente nos hotéis de águas termais.


Destaque - A referência na cidade é o rio Tubarão, que proporciona belos cenários, especialmente ao cair da tarde. O passeio até Laguna repete o caminho dos colonizadores.



Como Chegar - A cidade tem um aeroporto particular de saibro - 1.100m x 40m - e conta também com o aeroporto público de Forquilhinha, distante 79km. Acesso rodoviário feito pela BR-101, para quem vem do sul ou do norte. Para quem vem do oeste, acesso pela BR-116 até Lages, seguindo pela BR-282 e SC-438.

 

Principais atividades econômicas - Tubarão destaca-se na pecuária e na agricultura. É o segundo centro comercial do sul do Estado, principalmente na área de cerâmica. Destaque também para o turismo, centrado em suas estâncias hidrominerais. Tubarão

    População - 90.000 habitantes.
 
 Colonização - Italiana, alemã e açoriana.
  
Principais etnias - Italiana, alemã e açoriana.
  
Localização - No sul do Estado, a 66km de Criciúma e 133km de Florianópolis.
  
Área - 313km2.
  
Clima - Subtropical, com temperatura média de 23ºC.
  
Altitude - 09m acima do nível do mar.
 
 Cidades próximas - Gravatal, Treze de Maio, Jaguaruna, Pedras Grandes, Laguna, Capivari de Baixo, São Ludgero, Orleans.

 

Fonte matéria: http://www.sc.gov.br