turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

Rota Romântica, Serra Gaúcha RS.  Treze cidades que encantam.

 

 

Entre a planície do Vale do Sinos até o Planalto da Serra Gaúcha, a 40 Km de Porto Alegre, a Rota Romântica é um roteiro irresistível, onde a cultura alemã e o clima europeu.

Ao passar por 4 regiões distintas, este mosaico de roteiros turísticos contempla as cidades de, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula são as cidades que compõe a Rota Romântica.

Durante o trajeto destas cidades, há diversos restaurantes, cafés coloniais, lojas de roupas, malharias, móveis e calçados, etc, proporciando um passeio muito agradável.

Culturalmente interessante pois, neste pequeno universo pode-se desfrutar de todas as culturas, desde a açoriana, passando pela cultura japonesa, italiana e a gastronomia francesa, que predomina em Gramado, até o tradicionalismo gaúcho em São Francisco de Paula, onde os trajes predominantes são a pilcha e também o lugar onde nasceu o único ritmo musical originado no estado, o Bugio.

Além da viagem cultural, a região propicia o contato com a natureza exuberante. As atividades são variadas, como ecoturismo, prática de esportes radicais e trilhas. 

Visite a Rota romântica, todas as cidades têm fácil acesso e ótimas estradas.

 

Lugares para visitar:

 

Gramado na rota romântica: Lugar para visitar na lua de mel.

A Cidade está entre os destinos mais populares do mundo para lua de mel.

Clima romântico, belas paisagens e bons serviços estão entre atrativos.

Listada como um dos 10 lugares mais procurados pelos apaixonados para passar a lua de mel, Gramado fica na ponta do trecho conhecido como “Rota Romântica”, um trajeto que liga Porto Alegre às cidades serranas do Rio Grande do Sul. E não é à toa que a bela e pequena cidade gaúcha atrai recém-casados de todos os cantos do país.

Embora turística, Gramado, no final das contas, pode ter uma ótima relação custo x benefício para os casais. Há ao menos três pontos altos da temporada: entre março e abril, com a Páscoa e as variedades dos chocolates, em agosto, com o Festival de Cinema de Gramado e no ponto alto do inverno, e no final do ano, com eventos como o Natal Luz.

(Foto: Rafaella Fraga/G1) Fonte matéria: G1 link

 

 

Nova Petrópolis, considerada o jardim da serra gaúcha, que oferece opções de aventura: rapel, caminhadas, trilhas e belezas naturais. Ainda dedicada aos aventureiros, o Ninho das Águias é um excelente ponto para a prática do voo livre.

 

ste belo reduto da colonização alemã na Serra Gaúcha se enfeita de flores o ano todo, combinadas ao seu bonito traçado urbano, suas casas de madeira e seu charme germânico.

 

Vista a 850 metros de altitude


No meio do caminho que leva para a vizinha Canela, o mirante do Belvedere oferece uma vista magnífica do Vale do Quilombo. Com acesso livre e gratuito, a paisagem a 850 metros de altitude proporciona ao visitante uma bela vista.

 

 

(Foto: Ricardo Reginato/Prefeitura) Fonte matéria: G1 link

 

 

Canela Tranquilidade e muitas opções de lazer e descanso. Belos parques e atrativos turísticos, que usam como cenário belezas naturais, matas nativas, ar puro, o cantar dos pássaros e belas estruturas construídas para bem receber, proporcionando momentos de paz, diversão e lazer.

Lago São Bernardo: Passeio cheio de cores -

 

 

São Francisco de Paula - Cravada na Serra Gaúcha, a meio caminho entre Gramado e os parques de Aparados da Serra e da Serra Geral. Sendo assim, "São Chico" serve de apoio tanto para visitar as cidades badaladas quanto para curtir as reservas naturais.



 










Fotos:Mario Gayst  -  Sabrina Schuster